Publicar um blog: dinheiro fácil?

Big Brother e Big Data: de mãos dadas
12 Julho, 2015
SOS – Sexo Online Seguro
23 Agosto, 2015

 

Para um consumidor natural de informação na internet, de certeza que a existência de BLOG’s não lhe é indiferente. Mais do que isso, até segue com alguma frequência alguns dos Bloguistas atuais do mundo da internet, com o desejo de enriquecer o seu conhecimento com novidades, tendências, gostos e partilhas de experiências que se realizam nesta Blogosfera. Embora muitos Blogs existam meramente por satisfação pessoal dos seus autores, muitos utilizam este meio para lhes garantir importantes recursos económicos. Mas será esta uma atividade rentável?

 

Importa em primeiro lugar caracterizar do que falamos quando nos referimos ao conceito de Blog. Um Blog é simplesmente um website que permite uma atualização rápida de conteúdos através de inserção dos denominados artigos ou posts. Hoje em dia, os Blogs são associados quer a partilhas de artigos por pessoas que não se escondem e mostram o seu rosto, quer a websites de notícias/novidades sobre alguma componente em particular.

 

E como posso criar o meu próprio Blog? Atualmente criar o seu próprio canal

de comunicação online não exige conhecimentos avançados e pode até ser feito gratuitamente utilizando soluções já existentes no mercado (comunidades.net; blogspot.com; etc). No entanto, se pretende diferenciar-se do mercado e elevar o seu projeto a níveis profissionais, o recomendado é que utilize uma solução de baixo custo através de alojamento partilhado (consulte preços de alojamento em YCORN.COM), e comece a criar o seu próprio Website através do gestor de conteúdos WordPress. Esta ferramenta já se encontra disponível nestes planos de alojamento e permite-lhe criar o seu próprio Blog rapidamente, escolhendo um Modelo/template já existente e com conhecimentos básicos na ótica do utilizador.

 

Vamos ao ponto fulcral: como ganhar dinheiro com um Blog? Tal como em todos os trabalhos, também gerir um Blog exige esforço, dedicação e tempo. Quantos mais visitantes e seguidores conseguir alcançar (poderá utilizar redes sociais para lhe ajudar), maior o retorno económico alcançado. Poderá começar com sistemas de anúncios simples como a publicidade da Google Adsense (pode inscrever-se gratuitamente e depois basta colocar os códigos de anúncios no seu website), e mais tarde, pela angariação de patrocinadores para o seu website. Neste último diversas, estratégias podem ser adotadas, desde a colocação de banners publicitários, à divulgação de produtos e serviços com ganhos por comissão.

 

Em Portugal os Blogs mais famosos situam-se sobretudo na área da Moda e do Desporto. O Blog “Visão de Mercado” é prioritário no Desporto, enquanto os blogues da “Mini-saia”, “Blogue da Carlota” e “A Pipoca mais doce”, reinam no segmento da moda. Este último é apenas um dos maiores em Portugal, onde segundo o blogómetro (fonte: blogometro.aventar.eu) atinge mensalmente mais de 80 Milhões de visitas. Se utilizarmos a métrica muitas vezes usado neste âmbito para medir o retorno económico, de 100 visitas = 1$, estaríamos a falar em valores em torno de 8mil dólares por mês (7mil€/mês). Mas desengane-se de facilitismos, chegar a este nível exigiu anos de trabalho, de tempo dedicado, de investimento em publicidade e do simples facto de ser um mercado que na altura da sua criação, não se encontrava saturado.

 

Em suma: fazer Blogs em Portugal continua a ser uma importante fonte de receita que poderá render uma boa quantia extra ao final do mês, se conseguir

encontrar um bom nicho de mercado e ser criativo e original nas suas publicações. No entanto, prepare-se para despender bastante tempo e paciência sobretudo na fase inicial do seu projeto.

 

Tiago Silva

Chief Web Developer/Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *