Onde está está o meu ‘site’?

Prevenir ataques cibernéticos
12 Maio, 2016
Bitcoin: a moeda que nasceu na net
14 Junho, 2016

Sabe a resposta a esta pergunta? Já alguma vez se perguntou onde estará guardado tudo aquilo que vê na Internet? Seja através do computador, do celular ou de um tablet, todos os que surfamos de site em site já teremos tido curiosidade em saber onde está arrumada tanta informação online, seja ela em forma de texto, imagem ou vídeo.
Ora bem, cada site ocupa um determinado espaço na web e para existir e estar disponível para quem o visita tem de estar alojado num servidor. Ficou claro? Claro que não. Vamos por partes.

O que é um site? Normalmente é um conjunto de textos e de imagens distribuídos por várias páginas. Possui uma página principal – a homepage – a partir da qual podemos aceder a todas as outras páginas e conteúdos que tenham sido criadas e disponibilizados pelo seu proprietário. E vez de site também pode ser chamado de website, pois encontra-se disponível através da World Wide Web (www), vulgarmente designada apenas por web. Também pode ser designado por sítio, em português, e funciona como uma montra para qualquer empresa, sendo indispensável para as que querem ter visibilidade no mundo digital. Ter um sítio na Internet e um endereço de email é hoje tão imprescindível como ter um endereço postal e um número de telefone.

Mas a pergunta mantém-se: onde estão os sites? Uma imensidão de sites espalhados pela web têm de estar em algum lugar! Exactamente, eles estão alojados em servidores, que nada mais são que computadores com uma capacidade superior à de um pc normal e que, por sua vez, se encontram instalados em data centers. Protegidos por fortíssimas medidas de segurança, com sistemas de energia e de conectividade (acesso à Internet) redundantes, com poderosos equipamentos de arrefecimento que permitem manter as máquinas (computadores) numa temperatura constante, estes locais são, na sua quase totalidade, grandes edifícios, autênticos ‘armazéns de informação’ onde todos os sites se encontram alojados, como num enorme e luxuoso hotel, confortável e seguro, onde nada se perca e tudo se possa transformar em textos, imagens, sons e vídeos ao dispor de todos os que surfamos estra pós-moderna onda digital.

 

João Nuno Patrício

CMO YCORN®

 

Foto: Um dos Data Centers da Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *