Os seus E-mails são ignorados?

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12 Julho, 2015
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São inúmeras as razões que levam qualquer um de nós a não abrir um email. Mas, na maior parte das vezes, isso deve-se ao facto de pensarmos que nos estão a querer vender algo. Peço-lhe, então, que se coloque por momentos na posição inversa. Imagine que se quer candidatar espontaneamente a um emprego, que a sua empresa tem algo para comunicar ao mercado ou alguma informação a prestar. Como deverá proceder para aumentar o número de destinatários que realmente abrirão o seu email e que não se limitarão a ignorá-lo? Para ajudar a que tal suceda, deixo-lhe aqui alguns dos conselhos sugeridos pela análise da maior parte dos estudos existente sobre o assunto.

1) No campo ‘assunto’ deve sempre colocar a ênfase no seu verdadeiro objectivo final.

É universalmente aceite que uma linha de assunto clara para o destinatário é necessária para ter um email aberto. Nenhum assunto que não apele a uma acção poderá ser eficiente. Não tem de propor uma venda, um negócio, ou uma oferta para contratação laboral. Tem apenas de obter uma reacção. Eis alguns exemplos do que poderá escrever:

– [Nome], deixe-me fazer uma pergunta rápida.

– Ideias para [alguma coisa significativa para o seu destinatário].

– [Um contacto comum] recomendou que eu entrasse em contacto.

– Pergunta sobre [um acontecimento recente].

– Pensamentos sobre [título de um artigo da sua área de negócios].

– Você já pensou em [pensamento/recomendação]?

 

2) Deve ter em atenção a altura mais adequada para enviar os seus emails.

A maioria dos emails é enviada durante o horário de expediente. Dados recentes (Hubspot.com, 2014) evidenciam o seguinte: a maioria dos emails foi enviada a uma segunda-feira; a menor quantidade de emails foi enviada ao sábado e domingo. Os piores dias para as taxas de abertura são as Segundas e as Terças-feiras. No entanto esta taxa aumenta gradualmente ao longo da semana e dispara ao Sábado e Domingo. Com isto, não quero dizer que deva enviar todos os seus e-mails ao fim-de-semana… Mas se realmente quer captar a atenção de alguém que não abre os seus emails, tente enviá-los numa noite de domingo.

 

3) Deve usar um endereço personalizado no remetente.

Vários estudos mostram que o envio de emails a partir de um remetente individual aumenta as taxas de abertura, logo, o nome que introduzir no campo “De” do seu e-mail terá um enorme impacto nas suas taxas de abertura. Sempre que possível utilize um nome real e não um genérico (geral@minhaempresa.com, por exemplo)

 

Outras ‘dicas’ deverão também ser tidas em conta. Aqui ficam algumas resumidamente: evite o uso de gíria de negócios; lembre-se de incluir uma saudação; evite emoticons – bonequinhos destes: :-; verifique sempre a ortografia do seu texto e releia-o várias vezes!

 

João Nuno Patrício

Marketing Director YCORN

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