23.000 Perguntas por segundo

SOS – Sexo Online Seguro
23 Agosto, 2015
Internet das Coisas
17 Outubro, 2015

Este é o número médio atual de pesquisas por segundo no Google: vinte e três mil. Cerca de dois mil milhões por dia. Para além deste número impressionante, importa ainda fazer mais algumas perguntas: onde estavam todas estas questões antes do Google? Quem as colocava? Seria então a curiosidade menor e o desejo de informação mais escasso? Perante a necessidade de uma qualquer informação, de uma dúvida, de um problema, a quem, ou onde, se dirigia você, caro leitor, para as ver respondidas?

Vejamos. Caso pretendesse saber se o dia seguinte ia ser chuvoso, ouviria o Boletim Meteorológico; se desejasse saber o melhor trajeto para o seu destino, consultaria um mapa; o resultado do jogo do seu clube de futebol? Ouviria na rádio, via na televisão ou nos jornais do dia seguinte; para informações acerca de um acontecimento histórico, recorreria a um manual escolar ou a uma enciclopédia. E se fosse hoje? Como procederia? Iria ao Google, certamente…

Sabe que até para um qualquer cálculo matemático a ‘velha calculadora’ pode ser substituída? Quer experimentar? Faça o seguinte, como mero exemplo: no campo de pesquisa do Google digite: 3*7 – agora faça Enter. Viu? Qualquer cálculo pode ser feito no maior motor de pesquisa do mundo. Quer traduzir um texto? Tem dúvidas gramaticais? Procura sinónimos? Precisa de converter Euros em qualquer outra moeda e vice-versa? Ou temperaturas e unidades de medida? Ou anda à procura daquele livro de que apenas sabe o título, ou o nome do autor, ou da editora? Ou de um filme ou tema musical?

E quanto à educação, à transmissão de saberes e conhecimentos no seio familiar? Sabia que mais de metade dos filhos, crianças ou adolescentes, prefere fazer perguntas ao Google do que aos seus progenitores? E mais, acredita que grande parte deles nunca utilizou um dicionário impresso e a maior parte não sabe o que é uma enciclopédia (à exceção da… Wikipédia)?

Mas se o Google foi, até hoje, o sistema que encontrou a mais bem sucedida forma de conduzir o utilizador ao sítio onde pode encontrar o que procura, tornando-se um autêntico GPS da pesquisa de informações e conteúdos, foi a Internet e a World Wide Web que permitiu chegarmos a este admirável mundo novo da informação permanentemente presente.

E já agora, sabe quantas perguntas tem este texto? 21. E todas aquelas que quiser fazer sobre a Internet, relativas ao seu site ou ao site que deseja vir a ter, comércio eletrónico, meios de pagamento digitais, redes sociais, blogs, etc., esteja à vontade e escreva-nos. Por email, claro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *