O 5G representa a nova era da Comunicação. Mais do que o aumento de velocidade nas conexões, esta tecnologia vai facilitar nossa relação com drones, carros autônomos e até com a geladeira de nossa casa. Se há alguns anos o termo IoT (internet of things, ou, internet das coisas, em português) parecia uma realidade distante, com a ajuda do 5G ele vai virar tendência.
Engana-se, porém, quem acredita que o domínio desta tecnologia virá dos Estados Unidos da América. Quem largou na frente e caminha a passos largos na liderança da corrida tecnológica é a Huawei. A gigante chinesa disparou como a empresa que oferece as melhores soluções em 5G e hoje detém cerca de 60% de toda sua cobertura no continente europeu.
Apesar dos benefícios trazidos pelo 5G, a implantação desta tecnologia ainda exige precauções. A maior delas é na questão energética, já que este sistema consome até cinco vezes mais energia do que os anteriores. Além disso, desenvolver um mecanismo que fornece conexão em alta velocidade, de maneira ininterrupta, acarretará em um grande acúmulo de dados. Como criar uma estrutura para armazenar estas informações é mais um desafio para a 5G.
Não há duvida de que vivemos em um estágio do Capitalismo onde a informação vale muito dinheiro. Logo, a preocupação com a segurança dos dados na rede também deve ser um tema recorrente com o 5G. Aqui no Blog da YCORN, já tratamos sobre a segurança de dados em textos sobre o FaceApp e sobre possíveis conversas gravadas por nossos smartphones.
Falar sobre 5G no Brasil ainda parece muita pretensão, uma vez que ainda convivemos com constantes reclamações sobre a cobertura 4G em nosso país. Mesmo assim, trata-se de uma tecnologia que vai se perpetuar nos próximos anos e não podemos ficar imunes aos seus benefícios. A expetativa é que a conectividade seja implantada em 2021, mas, já no próximo ano, deverá acontecer um leilão para saber quais empresas irão fornecer o serviço e, consequentemente, investir na infraestrutura necessária para seu funcionamento.
Entre dilemas e incertezas que esta nova conectividade trará, aquele futuro altamente tecnológico que há séculos estamos fantasiando se torna cada vez mais real. E com a velocidade com que a tecnologia avança, não restam dúvidas de que esse futuro chegará via 5G.
Por Fernando Antonioli