Você sabia que mais de 149 milhões, dos quase 212 milhões de habitantes do Brasil, são usuários de internet? E que o Brasil é o 2º país no qual os usuários ficam mais tempo conectados nas redes sociais? Esses dados, de uma pesquisa realizada pelas agências We Are Social e GlobalWebIndex, mostram como as redes sociais ocupam um espaço significativo na vida dos brasileiros.
As redes sociais costumam ser usadas pelos brasileiros tanto para entretenimento como para aquisição de produtos e serviços. Dessa forma, percebe-se como as redes sociais possuem uma grande importância para a divulgação de sites, desde blogs pessoais até e-commerces.
Por que divulgar meu site nas redes sociais?
Como dito anteriormente, os brasileiros ocupam o 2º lugar no ranking dos países que ficam mais tempo nas redes sociais. Logo, uma das razões básicas para estar presente nas redes é a visibilidade que elas proporcionam. Ter um perfil em uma mídia social e compartilhar assuntos interessantes pode atrair milhares de pessoas para o seu site. E o melhor é que isso pode ser feito de forma simples, rápida e segmentada, já que a maioria das redes sociais são de fácil acesso e disponibilizam opções de personalização.
O tipo de comunicação que as redes sociais proporcionam é totalmente diferente do tipo de comunicação realizada a partir de um site. Ter uma página nas redes sociais possibilita uma relação muito mais próxima com seu público-alvo. Com essa proximidade é muito mais fácil descobrir as características e expectativas dos seus seguidores e assim melhorar os conteúdos, serviços ou produtos do seu site.
Como divulgar meu site nas redes sociais?
Para divulgar um site nas mídias sociais de forma eficaz, é preciso realizar um bom trabalho de gerenciamento de redes sociais. Veja abaixo algumas dicas:
- Cadastre-se e crie um perfil profissional nas redes sociaisAtualmente existem diversas redes sociais. Algumas são mais focadas em textos, como o Facebook e Twitter; outras em imagens, como o Instagram e Pinterest; outras em vídeos, como o TikTok e Youtube; e outras específicas para negócios, como o LinkedIn. Analise as redes existentes e encontre as que se adéquam ao seu site. Crie nessas redes um perfil profissional. Os perfis profissionais trazem credibilidade e profissionalismo, além de possuírem funcionalidades exclusivas.
- Publique conteúdos interessantes
Desenvolver conteúdos interessantes, criativos e que sejam exclusivos faz toda diferença na hora de divulgar um site. Publique conteúdos relacionados a sua área, dê dicas, sugestões, divulgue produtos e serviços. Esses conteúdos atraem mais usuários para suas redes e consequentemente mais visitantes para o seu site.
- Adicione links do site sempre que possível
Sempre que possível adicione links do seu site nas suas redes sociais. Perfis profissionais de redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, permitem adicionar o endereço na área de dados para contato. Adicione também links nas postagens, assim fica mais fácil dos usuários encontrarem a sua página da Internet.
- Se possível, patrocine posts
A maioria das redes sociais possuem a opção de patrocinar publicações. Isto é, pagar uma certa quantia em dinheiro para aparecer para os usuários. Caso você possua verba para investimentos, patrocinar posts é uma boa opção. Os posts patrocinados podem ser segmentados por localização, idioma, idade ou outros dados relevantes, alcançando assim pessoas que provavelmente não conhecem, mas se interessariam pelo seu site.
- Interaja com seus contatos
Como dito anteriormente, as redes sociais possibilitam um contato mais íntimo e acolhedor. Então, interagir com seguidores é uma ótima forma de divulgação. Dê atenção para os usuários que te seguem. Responda comentários, curtidas e mensagens privadas.
- Utilize outras técnicas de marketing digital junto com as redes sociais
A gestão de redes sociais é apenas uma das muitas estratégias de marketing digital existentes. Utilizar outras formas de divulgação ajuda de forma direta e indireta o trabalho feito nas redes sociais. Outras estratégias de marketing digital interessantes são o SEO, Google Ads e Inbound Marketing, por exemplo.
As redes sociais não são novidade. Nos últimos anos elas cresceram, se modificaram e a tendência é que nos próximos anos elas se tornem cada vez mais importantes. Por isso estar presente nas redes sociais é algo essencial para divulgação de qualquer site.
Agora que você já sabe sobre a importância das redes sociais na divulgação de sites, que tal colocar em prática as dicas que passamos?
YCORN
YCORN é a primeira empresa de hospedagem low cost do mundo. Inovadora no conceito e eficaz na satisfação das necessidades dos seus clientes, a YCORN permite agora que todos tenham sua hospedagem por um preço baixo e imbatível!
Saiba mais aqui.