Tudo o que precisa saber para criar um site

Internet das Coisas
17 Outubro, 2015
Prevenir ataques cibernéticos
12 Maio, 2016

Já pensou alguma vez em criar um site para sua empresa ou projeto pessoal? Já lhe ocorreu que se o seu possível cliente quiser saber mais sobre o seu negócio o vai procurar na Internet? Que o facto de não ter uma presença online actualmente pode, inclusivamente, descredibilizar a sua empresa? Ter uma página no Facebook é relevante para reunir a audiência que faz parte dos seus círculos mais ou menos próximos, mas não é suficiente. Ter um site personalizado e com a sua própria imagem, abre inúmeras possibilidades para que o seu negócio entre de facto na Rede Global e tenha acesso a todas as ferramentas do Marketing Digital para poder promover os seus produtos ou serviços.

 

Veja, em três passos apenas, tudo o que necessita saber acerca da criação de um site.

  1. Registo do domínio

O domínio é o nome do site e, normalmente, o nome da empresa ou projecto. Cada domínio, ou nome, é sempre seguido de um ponto e de uma ‘extensão’, que indica geralmente o país em que se encontra, embora também possa estar relacionado com a sua actividade ou área de negócio. Por exemplo meusite.pt diz respeito a Portugal, meusite.music indica que o seu negócio está ligado à musica. Sugerimos que comece por registar o seusite com uma extensão .pt ou .com e mais tarde, caso se torne necessário por razões comerciais, registar o mesmo nome com outras extensões.

 

  1. Alojamento

O Alojamento de Sites é o serviço de armazenamento que permite que o seu site fique disponível na internet. As empresas que prestam esse serviço possuem grandes Armazéns de Dados (Data Centers) que garantem a segurança e a permanente disponibilidade do site online. Esta é a forma mais barata e com maiores garantias de estabilidade para guardar e manter o site e todos os dados que o compõem. Regra geral pode registar o seu domínio e alojar o seu site na mesma empresa e com preços bastante baixos.

 

  1. Construtor de Sites

Caso não queira recorrer aos serviços de um web designer para desenhar o seu site, muitas dessas empresas fornecem-lhe também uma ferramenta de construção de sites. A melhor escolha, neste caso, deve sempre recair sobre aquela que dispensa qualquer conhecimento técnico. Existem muitos exemplos no mercado que oferecem uma instalação simples e rápida, sendo que algumas são grátis (embora estas possuam algumas limitações, naturalmente).

Para criar o site dos seus sonhos também não é difícil, uma vez que um bom Construtor de Sites possui já imensos modelos (ou templates) para utilização imediata, sendo que o único trabalho da sua parte será alterar os conteúdos (textos e imagens) ficando o site muito rapidamente disponível online e na ponta de um clique para qualquer potencial cliente.

 

João Nuno Patrício

Marketing Director

YCORN.COM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *