Dois terços das grandes empresas do Reino Unido foram alvo de ataques cibernéticos no ano passado, de acordo com uma pesquisa do governo britânico. Segundo relata a BBC News no seu site, a maioria dos ataques envolveu vírus, spyware ou malware e um quarto das grandes empresas sofreram ataques pelo menos uma vez por mês. A pesquisa também sugeriu que sete em cada 10 ataques poderia ter sido evitada, e que apenas um quinto das empresas compreende os perigos da partilha de informações com terceiros. Do outro lado do Atlântico, nos EUA, um relatório da HP e do Instituto Ponemon baseado em dados de 2015 revela que os custos com este tipo de ataques aumentou 19% relativamente ao ano anterior e 82% se nos reportarmos aos últimos 6 anos. Não dispomos de dados relativamente a ataques informáticos em Portugal, mas um estudo recente publicado pelo Oje Digital mostra que nas preocupações dos empresários este risco já ocupa o 5º lugar nas suas preocupações, logo a seguir aos problemas sócio-políticos e ambientais.
Em face deste cenário, gostaríamos de rever consigo algumas soluções para que sua empresa ou o seu site ou blog pessoal se torne ainda mais forte no combate ao crime virtual ou ataque cibernético. Não obstante, nenhuma delas irá eliminar totalmente o risco e que todas as medidas adicionais de segurança deverão ser consideradas para o proteger no mundo online.
As recomendações aqui sugeridas relativamente a ataques cibernéticos são mais direccionadas para as empresas ou indivíduos que possuem um site, loja electrónica ou blog, contudo, algumas aplicam-se também a quem simplesmente navega na Internet e prefere não ser atacado por qualquer espécie de terrorismo informático.
João Nuno Patrício
Marketing Director
YCORN.COM